segunda-feira, 6 de outubro de 2014

O papel económico do Estado



1. Explícita as principais funções económicas do Estado.

As principais funções do estado são:

Aumento do eficiência:Que acontece ao promover a concorrência, ao combater dextralidade como a poluição e a o fornecer bens públicos.

Promoção Da Equidade: Que acontece ao usar os impostos e programas de despesas para redistribuir o rendimento a grupos específicos.

Estímulo do crescimento e da estabilidade macroeconómica: Reduzindo o desemprego e a inflação enquanto estimula o crescimento económico através da politica orçamental e da regulação monetária.


2. Justifica porque algumas actividades socialmente úteis que os Estados desenvolvem, bem como alguns sectores que supervisionam, promovendo a eficiência na economia, constituem bens públicos.

Algumas actividades socialmente úteis que os Estados desenvolvem, bem como alguns sectores que supervisionam, promovendo a eficiência na economia, constituem bens públicos porque ao estabelecer uma mediada em que todos os indivíduos de uma sociedade contribuem para o bem estar social de acordo com a sua condição financeira isto ajuda a equilibrar a economia desta forma as pessoas mas carenciadas são ajudadas pelas outras pessoas o estado obriga as pessoas a pagar impostos e desta forma eles constroem bens públicos que no quais toda a população pode beneficiar exemplo das autoestrada (não é preciso pagar para poder sercular), e das escolas publicas que não é preciso pagar propinas .


3. Menciona limites à promoção da equidade por via fiscal, considerando a estória contada por um professor de Economia e o escasso número de contribuintes ricos.

Os indivíduos com mais rendimentos têm tendência a pagar mais e com isso as empresas tem a tendência de sair do pais e abrir a sua empresa noutro pais para fugir dos impostos.


4. Identifica três falhas de mercado, e como o Estado deverá actuar para as minimizar, consultando a imagem aqui.


Ineficiência: Ex:incentivo a concorrência intervenção nos mercados apoios de actividades promovendo a educação publica.

Beneficência: Redistribuição do rendimento


Desigualdade : Estabilizar através de politicas macroeconómicas, impostos progressivos sobre o rendimento de apoio ao rendimento ex:senhas de alimentação


Problemas macroeconómicos : estimular o crescimento, melhorar a eficiência a administração fiscal

aumentar a taxa de poupança nacional ao reduzir o défice ou aumentar o excedente orçamental.








5. O salário mínimo nacional, desde 2011 em 485€ mensais, passou em Outubro de 2014 para 505 €/mês. Este acordo de aumento do salário mínimo inclui ainda a redução da comparticipação paga pelo empregador para a segurança social (TSU, Taxa Social Única) em 0,75 pontos percentuais. (Jornal de Negócios) Refira o impacto deste acordo sobre:

a) O financiamento da segurança social;


Esta solução causa problemas


b) A equidade na repartição do rendimento;


aumenta

c) A procura de bens e serviços;


aumenta

d) O emprego, o crescimento e a estabilidade macroeconómica

Sem comentários:

Enviar um comentário